Como utilizar o Portal

O Douro Valley é um portal vocacionado para promover o conceito de turismo de experiências centradas na região do Douro, uma extensa área que abrange 28 concelhos, a que se juntam as cidades do Porto e Gaia, como portas de entrada natural que se articulam de forma estreita com a região.


Conteúdos georreferenciados e descrições de atrativos

Este sítio disponibiliza cerca de 4 000 pontos de interesse e itinerários georreferenciados, assim como dezenas de textos que descrevem os principais atrativos da região, em que a paisagem, o património, a vinha e o vinho, o alojamento e a gastronomia constituem os expoentes de eleição. A ilustrar estes textos estão fotografias e vídeos de grande interesse turístico.

A visualização de listagens e detalhes de conteúdos é muito flexível, através da aplicação de filtros de categorias, palavras e datas e ainda da ordenação segundo critérios de destaque, categoria, proximidade (à minha localização), data de eventos ou ainda alfabética.


GeoDouro

O portal disponibiliza uma aplicação geográfica, denominada geoDouro, suportada em funcionalidades do Google Maps e Google Earth, que permite ao utilizador navegar nos pontos de interesse e itinerários visualizados no mapa, definir a sua localização para calcular distâncias em linha reta a outros pontos, e ainda construir a sua própria viagem, estabelecendo um roteiro composto por pontos de interesse ou itinerários selecionados.

Tal como nas listagens de conteúdos, é possível aplicar filtros de pesquisa e definir critérios de ordenação, a que acresce um filtro espacial correspondente à área do mapa que está a ser visualizada.



InDouro

O Douro Valley possui outra área, o inDouro, onde se encontram reunidas notícias, eventos e destaques de pontos de interesse, constantemente atualizados. Os eventos, em particular, são georreferenciados tal como os pontos de interesse e itinerários, e integrados no geoDouro de forma inovadora, possibilitando deste modo uma pesquisa do que há de mais relevante, numa qualquer área geográfica e num qualquer período de tempo.

Funcionalidades específicas

Para cada ponto de interesse, itinerário ou item inDouro, são disponibilizadas funções de visualização de detalhes, notificação de erros e omissões, partilha com outros utilizadores e impressão, para além da já citada possibilidade de definir como a sua localização ou adicionar à sua viagem. Nos itinerários, acresce a opção de descarregar ficheiros compatíveis com GPS (formato gpx), e ainda ficheiros para visualização no Google Earth (formato kml), dentro do qual os dados de cada ponto de interesse existente no portal são consultáveis, constituindo uma integração eficaz do próprio sítio na aplicação do Google Earth.

Nas unidades hoteleiras, pode reservar a sua estadia diretamente através do portal, em colaboração com um parceiro de referência.

Destaque de conteúdos

A amplitude de conteúdos criados no portal exige a atribuição de um nível de destaque ou relevância turística. Para este efeito definiram-se critérios objetivos que recorrem às características intrínsecas de cada item, complementados, em certos casos, pela recolha de informação de classificação de utilizadores, publicada em sítios de referência, e ainda de um painel de personalidades ligadas à região, que exprimiram a sua opinião pessoal. Da aplicação conjunta destes critérios resultou uma classificação de 0 a 3, em que a notação de 0, de facto a mais frequente globalmente, corresponde a não destaque, e não propriamente uma classificação negativa.