Douro Valley - Voltar ao Início
InglêsCastellano

Amendoeiras

Durante os meses de fevereiro e março as amendoeiras em flor proporcionam um espetáculo de cores que se estende pelos vales do Douro. A paisagem envolvente adquire tons mais claros, transmitindo uma sensação de paz e deslumbrando qualquer pessoa.

Abelha a recolher o pólen das flores da amendoeira | © Turismo do DouroAmendoeiras em flor em Torre de Moncorvo | © Emanuel RochaAmendoeiras em flor em Carviçais, em Torre de Moncorvo | © Emanuel RochaAmendoeiras em flor durante os meses de Março e Setembro | © Melanie AntunesAmendoeiras no mês de setembro com fruto | © Turismo do DouroCampo de amendoeiras em flor em Freixo de Numão | © Centro Nacional de Cultura, António CruzAmendoeiras em flor durante os meses de Fevereiro e Março | © Turismo do DouroAmendoeiras em flor | © Museu do DouroAmendoeiras em flor | © Museu do DouroAmendoeiras em flor | © Museu do DouroAmendoeiras em flor em Freixo de Numão | © Centro Nacional de Cultura, António Cruz

Sugestões
Veja Pontos de Interesse relacionados:
Rota das Amendoeiras

Os primeiros botões de flor de amendoeira desabrocham um mês antes da primavera, anunciando, sem demoras, a estação mais florida. Desde a segunda semana de fevereiro até aos primeiros dias de março as amendoeiras florescem e o Douro adquire uma imagem nova, mais colorida, pura e serena. Os vales despidos pelo Inverno adquirem uma nova roupagem em tons branco e rosa.

A amêndoa é um dos frutos mais produzidos na região do Douro, principalmente nos concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, que se inserem na Rota das Amendoeiras. Como forma de festejar o belo fenómeno natural, estes concelhos organizam várias festividades durante aquela época, por forma a que esta bela região repleta de árvores floridas não passe despercebida a ninguém.

Em Freixo de Espada à Cinta realizam-se a Feira Transfronteiriça das Arribas do Douro e a Festa dos Gostos e Saberes, onde é ressalvado o artesanato regional e ibérico. Em Mogadouro a festa começa, também, no final de fevereiro com a Feira Franca de Produtos da Terra. As festividades prolongam-se durante o mês de março com o Encontro de Pauliteiros do Concelho de Mogadouro, o Festival de Folclore das Amendoeiras já em Março e um percurso de BTT pelas Amendoeiras. Em Torre de Moncorvo não falta animação musical, além da Feira de Produtos da Terra e Stock. Vila Nova de Foz Côa acolhe várias atividades de crosse, em torno dos campos de amendoeiras em flor, para além do Festival de Folclore, Feira Franca, Passeio de Cicloturismo.

Reza a lenda que as amendoeiras surgiram em Portugal, antes de este ser reino, no tempo dos mouros. O jovem rei Ibn-Almundim terá sido o responsável por tal cultivo, pois queria agradar a sua princesa nórdica, que sentia saudades da neve da sua terra Natal. Quando as amendoeiras florescem assemelham-se a um manto de neve que cobre o horizonte, com a vantagem de não serem frias e de aromatizarem o ar, com o doce perfume que anuncia a Primavera.

Clique para Maximizar

abrir mapa

Fechar
A minha Viagem
Filtro de Conteúdos
© Douro Valley 2011 | Todos os direitos reservados