Douro Valley - Voltar ao Início
InglêsCastellano
InícioGeralAtrativosParques Naturais

Parques Naturais

Pelo Douro estende-se uma imensa Natureza que encerra parques naturais ricos em fauna e flora, entre os quais se destacam o Parque Natural do Douro Internacional e o Parque Natural da Serra do Alvão.

Grifo (Gyps fulvus) | © Miguel MoraisParque Natural do Douro Internacional | © Vitor OliveiraCabras do monte em Lamas de Olo | © Vitor OliveiraPlanta chamada Erva prata | © Turismo do DouroCogumelos silvestres no meio da floresta | © Melanie AntunesParque Natural do Douro Internacional | © Vitor OliveiraGrifo (Gyps fulvus) | © Emanuel RochaCogumelos de nome Clitocibe giba | © Turismo do DouroCotovia-escura ou Cotovia-montesina (Galerida theklae) | © Miguel MoraisCogumelos escondidos na vegetação | © Melanie Antunes

Sugestões
Veja Pontos de Interesse relacionados:
Parques Naturais

A caminho de Espanha, antes de cruzar a fronteira, o viajante depara-se com uma imensidão de verde e castanho, cores sonorizadas pelo barulho das águas do rio, e do movimento das folhas, balanceadas pelo vento. O Parque Natural do Douro Internacional é a entrada para um mundo de encanto, onde a Natureza é rainha e a vida animal a sua corte.

Na sua extensa área situam-se os concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro, Figueira Castelo Rodrigo e Freixo de Espada à Cinta, locais importantes para o lobo ibérico, espécie em vias de extinção. Outros animais que se podem encontrar no parque são o javali, o corço e o abutre-do-egito. As aves rupícolas, como a águia-de-bonelli, são uma das principais atracções daquele lugar encantado.

No cume de uma montanha, situa-se o Miradouro do Carrascalinho que permite observar os seres que dominam os ares do Douro, entre os montes verdejantes e os abismos escarpados no vale. Criado apenas em 1988, o Parque Natural do Douro Internacional é a área com a flora mais importante do país, e uma das que mais se destaca a nível europeu.

No Parque Natural da Serra do Alvão as borboletas e as libélulas sobrevoam os mantos de flores que se estendem nas planícies. Próximo do rio Olo ouve-se o mergulhar da toupeira-d’água e da lontra, nas águas cristalinas. No meio da vegetação densa avista-se uma pessoa, que procura pela sua sorte num raro trevo de quatro folhas.

Neste parque, situado na Serra do Alvão, criado em 1983, também existem alcateias de lobos-ibéricos, e aves de rapina como a águia-real e o falcão-peregrino. Em toda a sua extensão, que abrange os concelhos de Mondim de Bastos e de Vila Real, situam-se quedas de água de vários tamanhos, como a Cascata de Agarez ou a Cascata de Fisgas do Ermelo, que embelezam a paisagem.

Clique para Maximizar

abrir mapa

Fechar
A minha Viagem
Filtro de Conteúdos
© Douro Valley 2011 | Todos os direitos reservados