Douro Valley - Voltar ao Início
InglêsCastellano
Parque Natural do Douro Internacional
361827-6,64305541,26791847
Parque Natural do Douro Internacional
Áreas protegidas

Integrando os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro e Mogadouro, o Parque Natural do Douro Internacional abrange os 122 quilómetros de troço fronteiriço do Rio Douro e do seu afluente, o Rio Águeda.

Adjacentes aos vales destes dois rios encontram-se duas zonas planálticas (essencialmente graníticas), uma a norte com altitudes que rondam os 700-800 metros e outra a sul com altitudes que rondando os 600-700 metros. Os desfiladeiros escavados pelos rios Douro e Águeda são extremamente profundos (chegam a ultrapassar os 200 metros) e de grande beleza, embora diferentes, pois no troço internacional do Douro foram construídas cinco barragens, enquanto o rio Águeda ainda corre livremente. O Parque atinge a altitude máxima (895 metros) bem perto da fronteira norte com Espanha, na Nossa Senhora da Luz, e a altitude mínima (125 metros) mesmo antes de terminar o Parque, próximo de Barca de Alva. As margens escarpadas, denominadas “arribas”, possuem um riquíssimo valor faunístico, especialmente no que concerne à nidificação das aves: Grifo, Abutre do Egipto, Cegonha-preta, Águia-real e Águia de Bonelli, entre outras.

O Parque Natural do Douro Internacional tem a sua sede em Mogadouro e duas filiais, uma em Figueira de Castelo Rodrigo e outra em Miranda do Douro.

Rio Douro corre em Miranda do Douro | © Judite RochaGrifo (Gyps fulvus) | © Miguel MoraisMiradouro do Castro de São João das ArribasParque Natural do Douro Internacional - sede


Clique para Maximizar

abrir mapa

Fechar
A minha Viagem
Filtro de Conteúdos
© Douro Valley 2011 | Todos os direitos reservados